O plano de Deus é melhor: um estudo sobre Isaías 55

 


O livro de Isaías guarda muitos tesouros! Conhecido como o profeta messiânico, Isaías anunciou várias promessas que se cumpririam em Cristo, o Salvador. O capítulo 55 é como uma mina de pedras preciosas! Seguem alguns ensinamentos deste texto impressionante:

1-      "Alguém tem sede? Venha e beba, mesmo que não tenha dinheiro! Venha, beba vinho ou leite; é tudo de graça! Por que gastar seu dinheiro com comida que não fortalece? Por que pagar por aquilo que não satisfaz? Ouçam-me, e vocês comerão o que é bom e se deliciarão com os alimentos mais saborosos (Isaías 55:1,2).

A palavra “sede” representa uma necessidade humana; sem água é impossível sobreviver. Perceba que, neste caso, há um convite para beber livremente: você não precisa pagar, apenas venha! Aqui registra-se o mais importante convite que Deus faz à humanidade: Jesus já pagou um alto preço para que o homem possa saciar a sua “sede” espiritual. Ele é a água viva que desce do céu para dar vida ao solo ressequido do nosso coração. Assim como Jesus disse à mulher samaritana: “mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna" (João 4:14).

Observe que não é preciso dinheiro para comprar. É de graça! Da mesma forma, a salvação nos é concedida por graça, favor de Deus. Não depende dos nossos méritos, do nosso esforço (representado no texto pelo dinheiro). Não, é um presente de Deus para todo aquele que Nele crê. Muitas pessoas estão empregando seus esforços em tantos caminhos, buscando tantos meios de encontrá-Lo, mas o texto é claro: “ouçam-me, e vocês comerão o que é bom”. Ouçam a Palavra de Deus! Ela é a voz de Deus para aquele que tem sede.

2-      "Venham a mim com os ouvidos bem abertos; escutem, e encontrarão vida. Farei com vocês uma aliança permanente, o amor que fielmente prometi a Davi. Vejam como eu o usei para mostrar meu poder aos povos; eu o fiz governante das nações" (Isaías 55:3,4).

    É preciso atender ao convite – venham a mim – com o coração inclinado para receber o ensinamento do Senhor. A plenitude da vida se dá mediante o ouvir a Palavra: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida” (Provérbios 4:4). A promessa de Deus é que Ele fará uma aliança permanente, inquebrável, com aqueles que O buscam de todo o coração, assim como Ele foi fiel a Davi. Não porque Davi era um homem perfeito (e a Bíblia mostra como tinha defeitos), mas porque era um homem que não escondia os seus erros e era rápido em se arrepender. O que Deus fez na vida de Davi serviu de exemplo do que Ele quer realizar em nós também.

3-      "Busquem o Senhor enquanto podem achá-lo; invoquem-no agora, enquanto ele está perto. Que os perversos mudem de conduta e deixem de lado até mesmo a ideia de fazer o mal. Que se voltem para o Senhor, para que ele tenha misericórdia deles; sim, voltem-se para nosso Deus, pois ele os perdoará generosamente. 'Meus pensamentos são muito diferentes dos seus', diz o Senhor, 'e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos'" (Isaías 55:6-9).

O convite para o encontro com Deus requer arrependimento, mudança de atitude. Primeiro o profeta diz que é possível encontrar Deus porque Ele ainda está perto – o que indica que um dia esse tempo vai findar. Depois, ele diz que há perdão para todo aquele que mudar de conduta, que deixar seus caminhos maus. Então Isaías conclui: os caminhos e pensamentos do Senhor são mais altos, são superiores, são melhores que os do homem. Deus tem pensamentos bons a nosso respeito; os desígnios Dele sempre serão melhores do que os nossos. Ele é Deus! Enquanto a nossa visão é limitada, Ele enxerga todo o processo. Por que não confiar completamente Nele?

4-      "A chuva e a neve descem dos céus e na terra permanecem até regá-la. Fazem brotar os cereais e produzem sementes para o agricultor e pão para os famintos. O mesmo acontece à minha palavra: eu a envio, e ela sempre produz frutos. Ela fará o que desejo e prosperará aonde quer que eu a enviar (Isaías 55:10,11).

Que profundidade desse trecho! Que linda comparação! Deus usa uma figura natural para revelar algo espiritual. Vamos por partes: chuva e neve são compostas por água, elemento que simboliza a vida. Só há vida se houver água. A água viva desceu dos céus para regar a terra – Deus enviou Jesus para trazer vida à humanidade morta pelo pecado. A água permitiu que na terra brotassem cereais, os quais produziram sementes e pães. De igual forma, a Palavra anunciada pelo Filho de Deus gerou fé no coração dos discípulos, os quais deram continuidade à obra iniciada por Ele, “alimentando” multidões com os ensinos de Jesus. E essa boa semente foi se espalhando e gerando novos discípulos que alimentam novas multidões. A palavra de Deus sempre produzirá frutos, objetivando cumprir o propósito estabelecido pelo Senhor.

5-      "Vocês viverão com alegria e paz; os montes e as colinas cantarão, e as árvores do campo baterão palmas. Onde antes havia espinhos, crescerá o cipreste; onde antes havia urtigas, brotará a murta. Isso resultará em glória para o nome do Senhor; será sinal permanente, que nunca será destruído." (Isaías 55:12,13).

A promessa de Deus para aqueles que recebem desta água viva é uma vida de alegria e paz. O texto menciona duas árvores que representam uma vida seca, distante de Deus – espinhos e urtigas -, que são substituídos por outras duas: o cipreste e a murta. O cipreste representa a força, pois é uma árvore que resiste às intempéries (frio, calor, vento, fogo...), e a murta representa a graça de Deus sobre o Seu povo, por conta da sua beleza e o bom perfume que exala.

 


Comentários

  1. Louvado Seja O Nome do Senhor. Obrigada Senhor por sua rica Palavra. Deus te abençoe, prima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário